Platform 21 - Projects

Hacking Ikea
A ideia é simples e contagiante: pegar numa peça de mobiliário IKEA e personalizá-la numa outra forma ou função.
Começando por apresentar algumas propostas, a Platform 21 espalhou a idea e organizou um concurso.
O conceito pegou e diversificou-se numa série de variações sobre o tema. A "comunidade" produziu um extenso material que demonstra a criatividade através de uma especial revisão do clássico: "nada mais fácil que montar uma peça IKEA"
No essencial, trata-se de devolver a personalização numa das linguagem de design mais assépticas, racionais e anónimas. É a cultura do DIY (Do It Yourself) contra uma das marcas mais simbólicas do imaginário do design de equipamento.



Repairing
A partir do lema STOP RECYCLING. START REPAIRING. a Platform 21 redigiu um Manifesto onde argumenta a favor da Reparação como activismo. Uma vez mais, a ideia é criar processos de interacção/ intervenção entre o consumidor e o produto. Mas o acto de reparar aparece aqui como uma intervenção que ultrapassa o jogo de design e torna-se um gesto activista, um estilo de vida, associado ao slow design e à sustentabilidade. E, uma vez mais, as soluções de reparação não se ficam pelo aspecto prático, são autênticos desafios de reinvenção e criatividade.



Jamming
Uma máquina de fazer pequenos-almoços!
Os designers japoneses Yuri Suzuki e Masa Kimura construíram o sonho de tantos filmes: um máquina onde a tosta é torrada e barrada com manteiga e cai directamente no prato, onde a laranja é espremida para dentro do copo, onde o ovo é estrelado, tudo através de rodas dentadas, correias e elásticos.
Um dos projectos mais mediáticos da Platform 21. Conceptualmente, funciona como exemplo: uma máquina low tech do imaginário colectivo que vem recordar um outro tempo ne relação com os objectos.



Supermaker
O Supermaker é o Museu do Design para o qual a Platform 21 foi criada enquanto incubadora de projectos. Reflectindo o mesmo espírito participativo e manual, o espaço central é partilhado e utilizado para construir e expôr enquanto que as câmaras laterais adaptam-se ao edifício prolongando-o ou criando módulos complementares. Mais informação na entrevista a Arne Hendricks.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.